27/02/2018

Planejamento Estratégico

ACIJAN - Qual a importância do planejamento estratégico para uma
empresa privada? E para uma entidade?

Aloysio - A falta de planejamento e o desconhecimento do mercado são atualmente os principais fatores da falência de boa parte das empresas. Em uma economia, cuja competição cresce a cada dia, os cenários alteram-se rapidamente e a necessidade de mudança torna-se uma constante. Pensar e agir estrategicamente passam a ser condição sine qua non para a sobrevivência neste mercado. Muitos querem crescer, mas poucos querem mudar e a mudança é talvez uma das poucas certezas que temos hoje.

Seja em qual segmento que atuamos, privado, público ou não governamental, nós não podemos ser bons em tudo. Por isso, devemos ter uma política de longo prazo e saber o que queremos ser e quando seremos!

ACIJAN - É possível planejar em tempos de rápidas mudanças nos cenários interno e externo?

Aloysio - Sim, é plenamente possível. Até porque as mudanças que estão por aí, muitas delas são tendências já desenhadas ou cujos cenários já estão anunciados. Como é o caso da Indústria 4.0 e agora, do Comércio 4.0. O planejamento estratégico vem ao encontro desta necessidade de antecipação desse futuro.

ACIJAN - Quais são os principais benefícios que o planejamento estratégico traz para a empresa?

Aloysio - A estratégia, antes de tudo, significa escolher deliberadamente um conjunto diferente de atividades para proporcionar à empresa/organização, um mix exclusivo de valor. Traz consigo, em última análise, a conceito do “ser diferente".

O planejamento estratégico, que é a ferramenta de ativação desta escolha, possibilitará esta construção de forma metodologicamente organizada. Se constitui em muito mais do que um conjunto de ações. Permite à empresa/organização tratar das condições únicas a que quer chegar. Em síntese, um bom planejamento estratégico auxilia a empresa/organização: (I) a criar um modelo de negócio diferenciado; (II) a garantir o retorno sobre o investimento; (III) a se adaptar às novas realidades; (IV) a buscar a união de todos na construção de um futuro diferente e melhor do que o que virá se ficarmos somente no campo da espera sem ação.

O planejamento estratégico é o processo através do qual uma organização se mobiliza para construir o seu futuro.

 

Aloysio Afonso Rocha Vieira

Economista, MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC Business School, pós-graduado em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE-MG (Ânima).

Consultor de empresas com 26 anos de experiência, atua nas áreas de análise estratégica, análise e planejamento econômico-financeiro, estudos e pesquisas, incluindo mercados, desenvolvimento de programas de intervenção e capacitação com uso de metodologias participativas.

Sócio-proprietário da Strateg Informação & Conhecimento, Professor do Departamento de Economia da Unimontes, Vice-Presidente para Assuntos Administrativos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros.

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo.
COPYRIGHT 2024 © ACIJAN. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.