28/03/2019

Software em nuvem

Entrevista com Juliano Cristian Bonifácio - Líder de Comunidades Cloud(nuvem), Games e Startups com foco em inovação e empreendedorismo

ACIJAN - Janaúba, pelos estudos apresentados, é uma das regiões mais viáveis do país para a produção de energia solar no Brasil. Como nós podemos fazer um link entre essa tecnologia e os sinais de tendências tecnológicas empresariais?


Juliano - Acredito que esse trabalho de tecnologia da nuvem, com as opções que temos hoje, indica a possibilidade de criarmos e desenvolvermos soluções tecnológicas, como um sistema, um aplicativo, ferramentas que possam se conectar com o sistema de painéis solares e utilizar esses recursos que já existem hoje na área da energia solar para ampliar os benefícios. Imagine você ter um condomínio que capta a energia solar e esse condomínio ter um sistema, uma estrutura, para replicar essa energia para os outros condôminos, prédios ou blocos daquele condomínio? Você consegue gerar, por exemplo, uma grande economia de energia elétrica utilizando o meio ambiente. Existe a possibilidade de criação de sistemas automatizados, que a nuvem hoje possibilita o desenvolvimento e esses sistemas fazerem a distribuição. No exemplo de energia solar entre vários condôminos, apartamentos ou várias casas, são inúmeros os recursos e aplicabilidades.

ACIJAN - Janaúba é polo da região Serra Geral, composta por 15 municípios.  Como essa situação de cidade polo pode contribuir para o desenvolvimento do território a partir dessas tendências tecnológicas?

Juliano - O fato de Janaúba ser uma cidade polo a deixa bem à frente pelo fato do município levar a inovação e as tecnologias para os alunos das instituições, como por exemplo, a FAVAG. À medida em que os alunos replicam isso para o mercado, as empresas, indústrias e outros segmentos passam a ter mão de obra qualificada, especializada para desenvolver essas novas soluções. Os novos recursos vão impactar na economia da região, fazendo com que o mercado e o comércio alavanque com novas ferramentas. Como estamos falando de uma região que tem vários municípios e Janaúba tem a possibilidade de levar essa inovação, com a capacitação dos profissionais, isso vai impactar na vida de todos.

ACIJAN - Na sua visão, enquanto coach especialista em nuvens, qual conselho você daria para os empreendedores serem mais competitivos?


Juliano - Falar de competitividade hoje, no mercado de empreendedorismo, eu diria que qualquer empresa, independente da atuação, deve estar informatizada, ter um sistema de controle de estoque, site, e-commerce etc. Esse sistema, esse site, pode estar na nuvem, na internet. E com isso a empresa consegue ter mais competitividade.
Quando você tem um sistema ou site, algo na nuvem, você consegue, primeiro, acessar o que deseja de qualquer lugar. É só pegar o celular/smartphone, em casa ou viajando, e com conexão à internet você acessa a nuvem e vê as informações que precisa. O fato de você não precisar estar na empresa para acessar possibilita uma tomada de decisão mais rápida. Para administradores, isso é muito importante. Independente do local em que as informações estejam, por estar na nuvem ela já tem tecnologia para disponibilizar isso para u usuário de uma forma mais dinâmica. A empresas, indústrias etc. têm a possibilidade de usar essas ferramentas para ter mais automatização nos seus custos e para gerar produção mais rápida e mais eficiente, fazendo com que os colaboradores tenham recursos, sistemas e ferramentas para que os produtos e serviços sejam criados de forma mais rápida e mais competitiva.
A utilização da nuvem possibilita a redução de custos. O empresário, hoje quando coloca um site sistema, ou outros, na nuvem, paga por aquilo que você utiliza, por segundos. Atualmente, se um empresário tem um site, mas esse não está sendo muito acessado, o custo que se paga pelo mesmo na nuvem é minúsculo. Quando o site é acessado e ele tem um número maior de vendas o empresário vai pagar um pouco a mais porque teve um fluxo de acessos maiores. Ele consegue acessar as informações, economiza energia elétrica e outros itens porque não tem que ter um computador local; está na nuvem e a empresa da nuvem que vai gerenciar isso pra ele. Além da economia com a energia elétrica, economiza em equipamentos e vai pagar somente uma mensalidade pelo que está consumindo na nuvem, com a tecnologia que utiliza.

ACIJAN - Como o projeto da FAVAG pode contribuir para o desenvolvimento dos negócios da região?


Juliano - Com base no que eu vejo aqui no norte de Minas, em Janaúba, e o que eu conheci da FAVAG, a faculdade tem uma estrutura e uma base de conhecimento muito forte, que está agregando muito e vai agregar ainda mais conhecimentos à área comercial. Por que estou dizendo isso? Vemos a qualidade dos laboratórios, a qualificação e preocupação do corpo docente e agora a FAVAG sendo parceira de nuvem, trazendo essa tecnologia para seus professores e um portfólio de oportunidades de cursos ligados à tecnologia e fará com que os professores levem essa tecnologia e informação para os alunos, possibilitando mais qualificação com o que há de mais novo hoje na indústria. Ou seja, o professor traz para a sala de aula a inovação em tempo real e trabalha isso com os alunos e quando eles vão para o mercado aplicam o que eles estão aprendendo na FAVAG. Isso tudo vem da qualificação que o professor traz de recursos extras com essa tecnologia de ponta, aplicando internamente com seus alunos, com as suas startups aceleradas e daí por diante. Isso vai impactar totalmente no mercado lá fora, positivamente, tanto na vida do aluno, do formando e do empreendedor, quanto do mercado e da região como um todo.

¨*O Juliano Cristian ministrou a palestra “Empreendedorismo nas Núvens” durante o Evento Meeting Tech, realizado na Favag.

 

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo.
COPYRIGHT 2024 © ACIJAN. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.