24/04/2018

Energia Solar Fotovoltaica - A nova fronteira econômica de Janaúba

O mundo, mesmo com toda a evolução tecnológica, jamais poderá abrir mão da energia. Mas chegamos a uma situação em que a energias danosas ao meio ambiente terão que ser substituídas por energias limpas. Assim a indústria do petróleo, do carvão mineral e as demais fontes que causam grandes impactos ambientais tendem a perder espaço para alternativas de geração energética amigáveis ao planeta.

A energia solar fotovoltaica, tecnologia que transforma a luminosidade do sol em energia elétrica, surge como uma das grandes alternativas da mudança da matriz energética brasileira e também como enorme oportunidade de investimentos, geração de trabalho e renda e aquecimento da economia de toda a região Norte de Minas, especialmente de Janaúba.

A infraestrutura em fase de construção, com linhas de transmissão de grande porte e subestações, aliadas às condições de insolação, terras planas e licenciamento ambiental facilitado, fazem de Janaúba um local com vantagens comparativas enormes em relação a outros municípios e regiões.

A geração fotovoltaica, no mercado brasileiro, está dividida em dois sub grupos: Geração distribuída, assim considerados os projetos de geração até 5MW e a Geração Concentrada, acima deste limite. Os projetos de geração distribuída obtêm licenciamento ambiental simplificado e projeto de conexão com a rede CEMIG de forma mais ágil, muitas vezes sem necessidade de investimentos na adequação da rede. Já os projetos de geração concentrada são mais complexos, exigem medição solarimétrica em períodos superiores a um ano, projetos executivos e licenciamentos ambientais mais demorados, mas nada que inviabilize o empreendimento.

A prefeitura de Janaúba, atendendo a determinação do Prefeito Isaildon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, enviará projeto de lei à Câmara Municipal, que tratará do assunto e determinará a desburocratização total dos procedimentos necessários ao atendimento a projetos do setor de energias. Os funcionários das diretorias de Meio Ambiente, Tributação e as demais que envolvam o segmento serão capacitados e sensibilizados para a importância de um atendimento ágil a todas as demandas.

A geração distribuída, de projetos até 5MW, é uma grande oportunidade para empreendedores locais, individualmente ou através de cooperativas, associações ou condomínios. Com a acentuada queda dos preços dos equipamentos de geração, principalmente as placas, o investimento se paga com aproximadamente quatro anos. Após este período, o consumidor para de ter despesas com a energia, pagando apenas a tarifa mínima para a concessionária. O Banco do Nordeste oferece linhas de crédito muito competitivas para a instalação dos sistemas de geração. Também as Cooperativas de Crédito, como CREDIGERAIS, ofertam financiamentos muito atrativos.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios e coordenador da Câmara Técnica de Energia Fotovoltaica do CODEM,Walter Abreu, estamos diante de uma grande oportunidade para a retomada dos investimentos em Janaúba, com possibilidades de captação de empresas locais e de todo o mundo, colocando aqui valores que podem superar R$12.000.000,00 (doze bilhões de reais) em uma década.

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo.
COPYRIGHT 2024 © ACIJAN. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.