27/02/2018

A ACIJAN deseja boas vindas ao novo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Janaúba

Na campanha eleitoral para prefeito de Janaúba, a ACIJAN abriu as portas da entidade para que todos os candidatos tivessem a mesma oportunidade de apresentarem seu plano de governo para a classe empresarial. Na ocasião, foi feito um compromisso com os empresários e quase todos os candidatos assinaram um acordo que, se eleitos, abririam espaço para a indicação do secretário de desenvolvimento, tendo em vista que é a classe diretamente ligada a geração de emprego e renda. O atual prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, foi um dos candidatos que assinou o acordo e assim foi feito.

O primeiro secretário municipal que ocupava essa secretaria, Zacarias Nascimento já havia sido nomeado nesses modos, por indicação do setor e estava realizando um excelente trabalho. Por questões pessoais, pediu seu afastamento.

Quando o ex-secretário anunciou sua saída, começaram as buscas no município de um novo nome para assumir o cargo. Foi realizada uma série de entrevistas para avaliar quem, dentro do perfil, tinha disponibilidade. Várias pessoas foram consultadas de acordo com o perfil do cargo. Nenhum dos candidatos que tinham perfil estavam disponíveis para assumir essa missão. A partir disso, a entidade, buscou nos municípios vizinhos e conseguiu um nome. Fez um estudo aprofundado sobre a vida do Walter Abreu, de sua capacidade técnica, experiências e passagens na vida pública. Chegou-se a conclusão de que seria esse o nome para assumir e ajudar Janaúba. O nome foi apresentado para o prefeito que validou a escolha.

''Esse formato onde o prefeito delega a classe empresarial a perrogativa de escolher um nome para a pasta é uma demonstração de maturidade política, de união em torno de objetivos nobres. Não é uma prática comum, normalmente a escolha são fatores mais políticos do que técnicos. Percebo de uma forma geral, no Norte de Minas, que os projetos de desenvolvimento não tem durabilidade, planejamento de longo prazo, sequência em função dos ciclos políticos. O prefeito termina um mandato começa outro e muitas vezes os projetos deliberadamente são descontinuados. Isso é algo muito grave. Quando não se pensa em ações em longo prazo para o município, há um prejuízo muito grande. Não tenho uma receita pronta. Eu chego com um bom conhecimento que adquiri ao longo da minha carreira profissional e para ouvir muito. Chego com muita disposição, muita vontade.''

Walter Moreira Abreu

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo.
COPYRIGHT 2024 © ACIJAN. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.