28/12/2017

Por iniciativa da ACIJAN foi instalado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Janaúba

Após oito meses de articulação e muito trabalho, Janaúba celebra a instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico – CODEM.

A implantação foi oficializada em reunião, no auditório da ACIJAN, no dia 20 de dezembro, com a presença de autoridades e lideranças do município.

Na oportunidade foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o primeiro mandato do CODEM, ficando eleitos Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior, como presidente, Walace Geraldo de Almeida Filho, como vice-presidente, e Dênio Pinheiro de Carvalho, como secretário.

O CODEM tem formação tripartite, composto por 18 (dezoito) conselheiros, sendo 06 (seis) representantes do Poder Público, 06 (seis) representantes da sociedade civil, 06 (seis) representantes dos setores produtivos e pelo Prefeito Municipal, e tem como objetivo formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento de Janaúba, promovendo o crescimento econômico sustentável mediante a articulação da sociedade organizada e dos poderes constituídos.

A criação do CODEM é o ponto central do Programa Pró-Município, um projeto da FEDERAMINAS – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, inspirado em programas semelhantes de Essen, na Alemanha e Medelin, na Colômbia, que visa o levantamento das necessidades e objetivos da sociedade para a formulação de um amplo planejamento que deverá balizar as ações dos gestores públicos, de modo que a alternância no poder executivo e outros fatores políticos não desviem o município da rota de desenvolvimento traçada pelo Conselho.

O Pró-Município contempla apenas 28 cidades em todo o estado e foi apresentado à associação comercial pelo presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parollini, por ocasião das festividades dos 30 anos da ACIJAN, tendo sido muito bem acolhido pelo Prefeito Municipal, Câmara de Vereadores e toda sociedade civil organizada, que se empenharam para tornar esse projeto uma realidade em Janaúba.

Assim que Janaúba foi escolhida pela FEDERAMINAS para ser inserida no programa, a ACIJAN começou a organizar sua implantação e logo vieram as primeiras reuniões de mobilização, consultorias, levantamento de dados para o diagnóstico do município, e várias outras ações que foram realizadas até a aprovação da lei n° 2.239/17, que criou o CODEM.

Durante esse período, o presidente da ACIJAN, Wilham Sérgio, juntamente com alguns conselheiros da entidade, o prefeito municipal, Isaildon Mendes, o secretário de desenvolvimento econômico, Zacarias Nascimento, o presidente da Câmara, Adauri Cordeiro, e demais lideranças, realizaram visita técnica a cidade de Maringá/PR, modelo de gestão participativa no Brasil, e participaram do 1º Congresso Internacional do Pró-Município, em Araxá.

“Demos um passo importante para o progresso de Janaúba! O desafio é muito grande a partir de agora, mas há uma expectativa enorme na atuação do CODEM, uma vez que nos municípios onde foi implantado esse Conselho os resultados foram surpreendentes. Precisamos da participação e entusiasmo de toda sociedade”, afirma o vice-presidente eleito, Walace Geraldo de Almeida Filho.

“É um acontecimento importantíssimo. Certamente é o maior a nível de participação civil no executivo da história de Janaúba. Onde o conselho é instalado e funciona bem a cidade transforma. Daqui 30 anos certamente as gerações futuras vão saber que Janaúba avançou porque um prefeito permitiu, abrindo as portas de sua gestão, e um grupo de empresários iniciou esse projeto para implantação desse conselho”, afirma o presidente da ACIJAN, Wilham Sérgio.            

“Janaúba será outra após o CODEM”, conclui esperançoso o presidente eleito do CODEM, Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior.

A ACIJAN agradece a FEDERAMINAS, por ter incluído Janaúba no Pró-Município, ao prefeito Isaildon Mendes, por sua adesão irrestrita ao programa, a Câmara Municipal pelo apoio e incentivo, aos organismos da sociedade civil pela participação decisiva, e a todos que de alguma forma estão envolvidos nesse projeto tão importante para o desenvolvimento de Janaúba.

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo.
COPYRIGHT 2024 © ACIJAN. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.