26/11/2018

Janaúba está ente os municípios mais seguros de Minas Gerais

Entrevista com o Major Leonardo Simão

ACIJAN - Como está a segurança pública do município?

Major Simão - De acordo com as estimativas, Janaúba é a 7ª Cidade com a maior redução de criminalidade dente os 822 municípios de Minas segundo o índice do Cindes – Centro Integrado de Informações Defesa Social. Além das ações da PM, o olho vivo, instalado na região central e adjacentes, contribui muito para esta redução na criminalidade. O sistema de monitoramento do Olho Vivo atua 24 horas por dia em parceria com a Prefeitura de Janaúba para detecção de cometimentos de crimes e prevenção.

   
ACIJAN - De que forma a população pode contribuir para manter esse índice?

Major Simão - A contribuição da população é imprescindível para mantermos os índices de redução da criminalidade. A população deve acreditar no serviço da PM e fazer a sua parte denunciando crimes e roubos através do disk denúncia  unificado – 181 ou podem denunciar através do WhatsApp de denúncia da PM 99191- 5200. As denúncias são mantidas em sigilo.


ACIJAN - E os estabelecimentos de que forma podem contribuir?

Major Simão - Implantando uma rotina de fiscalização dentro dos próprios estabelecimentos. Os gestores devem orientar os funcionários sobre os perfis de pessoas suspeitas e ficarem atentos quando houver suspeitos. As empresas que possuem o Recomas devem instruir os funcionários sobre o acionamento da Rede e todos devem ter consigo os telefones da Cia operacional.


ACIJAN - O Recomas - Rede de Comerciantes Mais Seguros , realizado em parceria com a PM, há três anos consecutivos contribui para a redução da Criminalidade? De que forma?

Major Simão - Primeiro ele reduz a necessidade do policial físico no local. Assim temos a liberdade de aumentar o nível de sensação de segurança e ao mesmo tempo aumenta a capacidade de vigilância com a utilização dos circuitos.


ACIJAN - Como será o trabalho da PM no o período Natalino?

Major Simão - Começamos a operação natalina no dia 23 de novembro. Será um mês de operação voltada para ações visando à área de comércio da cidade.Vamos empregar um efetivo maior que o usual, utilizando os militares da administração nos centros comerciais da cidade.Durante esse período, as abordagens serão rotineiras, quando as pessoas forem abordadas devem atender os comandos dos policiais, para facilitarem o trabalho, não causando nenhum tipo de constrangimento. Pedimos a todos que façam sua parte seguindo as dicas da PM.

Cadastre seu e-mail e receba nosso informativo.
COPYRIGHT 2024 © ACIJAN. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.